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Curso Técnico em Eletrônica

 

Formação ESATEC Sumaré

 
 

Técnico em Eletrônica – 1200 h

Conforme:

  • CNCT: Catalogo Nacional de Cursos Técnico

  • MEC: Ministério da Educação

Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

Possibilidades de atuação

  • Indústrias;

  • Laboratórios de controle de qualidade e de manutenção;

  • Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos.

Disponivel em:

  • ESATEC Sumaré

  • R. do Café, 721 - Vila Valle, Sumaré - SP, 13174-000

Descrição Sumária

Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho. Podem ser supervisionados por engenheiros eletrônicos. Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho. Podem ser supervisionados por engenheiros eletrônicos.

Características de Trabalho

Condições gerais de exercício da profissão:

A maioria desses profissionais trabalha com registro em carteira, porém alguns podem atuar como autônomos. Atuam nas indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, componentes elétricos, eletrônicos, microcomputadores e equipamentos de comunicações, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa e nas empresas de assistência técnico-comercial. Geralmente se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior.

Formação e experiência

Para ingressar nessas ocupações é necessário que os profissionais tenham registro no crea e formação técnica de nível médio em eletrônica ou em áreas afins, como mecatrônica, eletroeletrônica, eletromecânica ou técnico em manutenção eletrônica e manutenção de equipamentos de informática. É desejável possuir curso de especialização complementar ou de atualização com duração superior a quatrocentas horas-aula. A atuação como técnico titular ocorre normalmente com três a cinco anos de experiência, dependendo da área de atuação.

Temas a serem abordados

  • Eletricidade;

  • Eletrônica;

  • Microprocessadores e microcontroladores;

  • Equipamentos eletrônicos;

  • Medidas e testes;

  • Técnicas de instalação e manutenção;

  • Antenas e ondas.

1 - Consertar aparelhos eletrônicos.

  • a) Avaliar o funcionamento dos aparelhos conforme padrões de desempenho;

  • b) Identificar defeitos em equipamentos eletrônicos;

  • c) Interpretar esquemas elétricos;

  • d) Identificar as causas dos defeitos;

  • e) Identificar componentes eletrônicos;

  • f) Substituir componentes danificados, se necessário;

  • g) Modificar circuitos eletrônicos;

  • h) Fazer calibração de aparelhos eletrônicos;

  • i) Testar aparelhos eletrônicos com instrumentos de precisão.

 

2 - Instalar equipamentos e ou aparelhos eletrônicos.

  • a) Avaliar ambiente e condições de instalação do equipamento e ou aparelho;

  • b) Inspecionar equipamento e ou aparelho visualmente;

  • c) Verificar ajustes em equipamentos e ou aparelhos eletrônicos conforme parâmetros;

  • d) Calibrar os equipamentos e ou aparelhos eletrônicos;

  • e) Simular testes em condições diversas.

 

3 - Desenvolver dispositivos de circuitos eletrônicos.

  • a) Identificar a alteração ou mudança do dispositivo;

  • b) Especificar componentes eletrônicos;

  • c) Calcular custos de dispositivos eletrônicos;

  • d) Demonstrar benefícios do dispositivo para o cliente;

  • e) Montar circuitos eletrônicos;

  • f) Testar circuitos eletrônicos.

 

4 - Fazer manutenção corretiva dos equipamentos.

  • a) Deslocar-se para manutenção in loco;;

  • b) Levantar dados sobre o problema com o usuário;

  • c) Avaliar o funcionamento do equipamento conforme especificações;;

  • d) Identificar os defeitos e ou problemas dos equipamentos;

  • e) Analisar o esquema elétrico do equipamento;

  • f) Analisar causa do defeito e ou problema do equipamento;

  • g) Corrigir o defeito e ou problema apresentado no equipamento;

  • h) Testar o equipamento.

 

5 - Fazer manutenções preventivas e preditivas dos equipamentos.

  • a) Identificar necessidade de realizar manutenção;

  • b) Cumprir plano de manutenções preventiva e preditiva;

  • c) Trocar peças conforme vida útil preestabelecida;

  • d) Conferir os ajustes conforme o padrão;

  • e) Testar o funcionamento do equipamento.

 

6 - Sugerir mudanças de processos de produção.

  • a) Balancear processo produtivo;

  • b) Criar dispositivos de automação;

  • c) Implementar dispositivos de automação;

  • d) Instalar equipamentos eletrônicos;

  • e) Simular o processo produtivo;

  • f) Liberar a linha para a produção em massa.

 

7 - Treinar pessoas.

  • a) Passar conhecimentos técnicos para operadores;;

  • b) Orientar operadores sobre condições de risco de acidentes;

  • c) Avaliar o desempenho operacional dos operadores;

  • d) Habilitar operadores para a função.

 

8 - Organizar o local de trabalho.

  • a) Desligar aparelhos e instrumentos;

  • b) Organizar ferramentas e instrumentos;

  • c) Selecionar material bom e ou rejeitado;

  • d) Limpar a área de trabalho utilizando material adequado;

  • e) Proteger equipamentos dos resíduos (poeira).

 

9 - Estabelecer comunicação oral e escrita.

  • a) Estabelecer relações funcionais internas e externas;

  • b) Participar de reuniões técnicas com pessoal interno e externo;

  • c) Redigir procedimentos de trabalho;

  • d) Elaborar gráficos de resultados;

  • e) Registrar ocorrências em boletins, formulários e carta de manutenção;

  • f) Preencher formulário de disposição de peças rejeitadas.

 

10 - Redigir documentos.

  • a) Descrever procedimento de trabalho;

  • b) Preencher laudos técnicos;

  • c) Emitir relatórios técnicos;

  • d) Preencher cartão de rastreabilidade do aparelho;

  • e) Elaborar gráficos de resultados positivos e negativos;

  • f) Registrar ocorrências;

  • g) Preencher formulário de reposição de peças rejeitadas.

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